Home

Uma conversa sobre câncer de próstata

Saúde

25 de Novembro de 2015

 

Uma conversa sobre câncer de próstata

NotreDame Intermédica reúne beneficiários em unidade de Medicina Preventiva em São Paulo para falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata

A exemplo do Movimento Outubro Rosa, que alerta as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, este foi o mês do Movimento Novembro Azul, que tem o objetivo de alertar o público masculino sobre a importância de prevenir o câncer de próstata. Em 24 de novembro, na Unidade de Medicina Preventiva QualiVida Angélica, em São Paulo, beneficiários da NotreDame Intermédica participaram de um evento que abordou as diferentes particularidades do tema.

Coube ao Dr. Francisco Miguel Correa, médico oncologista de referência da NotreDame Intermédica, explicar as características do câncer de próstata, como os sintomas, os fatores de risco e as iniciativas necessárias para reduzir a probabilidade de seu surgimento. ""No dia a dia, é importante as pessoas se conscientizarem sobre a adoção de uma dieta saudável, a prática de exercícios físicos e o controle de peso, além da necessidade de levar uma vida saudável, mesmo diante da rotina por vezes estressante"", ressalta o especialista. Outro fator fundamental é não fumar e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

Caso haja a suspeita do câncer de próstata, é primordial que os homens realizem os procedimentos específicos para a sua detecção, como exame físico, níveis de PSA no sangue e o toque retal, este último ainda um assunto de muito preconceito no universo masculino, porém fundamental para o diagnóstico definitivo.

Miguel Correa destacou que, se descoberto, o câncer de próstata deve ser debatido e com tratamento pensado entre médico e paciente, os quais chegarão a um consenso levando em consideração a idade, a expectativa de vida, as condições de saúde, a probabilidade de cura, entre outros fatores. ""Existem diferentes tipos de tratamento, entre eles o expectante, cirurgia, radioterapia, terapia hormonal e quimioterapia"", lista o médico. ""Eles podem ser aplicados de forma isolada ou, então, até combinados"", acrescenta.

Como trabalhar o lado psicológico
Enfrentar uma doença como o câncer não é uma tarefa simples, em princípio. Maria Helena, psicóloga da Unidade de Medicina Preventiva QualiVida Angélica, dirigiu-se aos participantes do encontro ressaltando algumas questões: como lidar com o câncer, os medos e as angústias?. De acordo com a especialista, é crucial a pessoa rever os pontos prejudiciais à sua saúde e vida, sabendo se posicionar e não interiorizar angústias. ""Não devemos nos anular. Precisamos enfrentar os problemas e nunca deixar de ser quem somos. Além disso, devemos fazer aquilo que gostamos e nos dê prazer"", diz.

Por isso, aproveitar cada momento, seja comendo algo que se gosta ou praticando alguma atividade de lazer, é importante para o bem-estar e a qualidade de vida.

Ao final do evento, os participantes trocaram experiências, aconselhamentos e tiraram dúvidas com os profissionais do Unidade de Medicina Preventiva da NotreDame Intermédica.

 

Últimas notícias

Sobre o Grupo

SAÚDE EM TUDO QUE HÁ

Em abril, celebramos o Mês Mundial da Saúde, uma ocasião que nos convida a refletir sobre a importância de cuidar da nossa saúde como um todo para buscar qualidade de vida e bem-estar.

Continuar lendo
Sobre o Grupo

Planos de saúde com condições especiais para empresas a partir de 30 vidas

Para garantir estas condições é importante manter o número mínimo de beneficiários

Continuar lendo
Sobre o Grupo

Participe do Vida ON

Evento gratuito com dança, atividades físicas, sorteios, dicas de saúde e muito mais.

Continuar lendo
Plano de Saúde Pleno